História do Paradesporto

Jogos Paralímpicos

Em 1948, Ludwig Guttman organizou uma competição esportiva que envolvia veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. O evento foi realizado em Stoke Mandeville, na Inglaterra. Quatro anos mais tarde, competidores da Holanda uniram-se aos jogos e, assim, nasceu um movimento internacional. Este fez com que jogos no estilo olímpico, para atletas deficientes, fossem organizados pela primeira vez em Roma, em 1960.

Em Toronto, 16 anos depois, foram adicionados na competição outros grupos de pessoas com deficiência. A partir daí, surgiu a ideia de fundir estes diferentes atletas em um grande torneio esportivo internacional. Naquele mesmo ano, 1976, a Suécia organizou os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno.

Hoje, os Jogos Paralímpicos são um evento de esporte de alto rendimento para atletas deficientes. Apesar disso, os Jogos enfatizam mais as conquistas do que as deficiências dos participantes. O movimento tem crescido de maneira significante desde os primeiros dias. Quatrocentos atletas participaram dos Jogos Paralímpicos de Verão de Roma, em 1960. Nos Jogos de Pequim, em 2008, foram 3.951 atletas, de 146 países.

Os Jogos Paralímpicos têm sido sempre realizados no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Desde os Jogos de Seul, em 1988, também têm sido sediados no mesmo local. Em 19 de junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) que assegura esta prática para o futuro.

Fonte: IPC – Comitê Paralínpico Internacional e CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro

Últimas

Notícias

Pedro Neves conquista mais uma medalha e segue pontuando no ranking sonhando com as paraolimpíadas de 2024.
24ago

Pedro Neves conquista mais uma medalha e segue pontuando no ranking sonhando com as paraolimpíadas de 2024.

O atleta do IPP Brasil e da Seleção Brasileira Pedro Neves, conquistou a medalha de bronze no World Challenge Open de ParaTaekwondo realizado em Chuncheon, na Coreia do Sul. Pedro segue disputando as suas competições na categoria K44, peso acima de 80kg. O torneio faz parte do Festival Cultural Mundial…

IPP Brasil participou do lançamento do Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba.
11abr

IPP Brasil participou do lançamento do Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba.

A técnica do time de vôlei sentado do IPP Brasil, Alessandra Oliveira, esteve compondo a mesa na roda de conversas realizada no último dia 5 no Memorial de Curitiba. O evento foi promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.  (SMELJ) Nesse dia, várias ações foram lançadas junto com o…

IPPBrasil participou do evento de entrega pela prefeitura de Curitiba da revitalização do Centro de Esportes Vila Oficinas
22mar

IPPBrasil participou do evento de entrega pela prefeitura de Curitiba da revitalização do Centro de Esportes Vila Oficinas

A prefeitura de Curitiba entregou na tarde desta terça-feira (21 a revitalização do Centro de Esportes Vila Oficinas, no Cajuru. No evento também foi assinado um termo de parceria entre a prefeitura e o governo do estado para realização do Projeto Paradesportivo Centro de Esportes Vila Oficinas, que atenderá modalidades…

Conheça nossas

Empresas Parceiras

Desenvolvido por Mable 

Desenvolvido pela Mable