Membros da equipe de vôlei sentado do IPP Brasil, participaram do evento que foi realizado no dia 20 de outubro, no salão de Atos, do Palácio Iguaçu. O lançamento foi idealizado pelo Departamento de Políticas para pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). No dia, estiveram presentes vários pilares que atuam pela causa da pessoa com deficiência no estado. Representantes das entidades dedicadas a pessoa com deficiência, lideranças da sociedade civil e atletas paralímpicos do Paraná.

O responsável pela SEJUF, Ney Leprevost, destacou a realização da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pois dará subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência no estado do Paraná.

O atleta do IPP Brasil, Anderson Rodrigues, que participou das Paralimpíadas de Tóquio, esteve presente e destacou a importância de os atletas estarem participando em um evento como este. “A participação é muito importante para nós atletas, pois ficamos sabendo de tudo que está acontecendo em prol ao esporte e discussão das ideias para melhorar mais o desempenho individual e coletivo”. Contou.
Outra importante figura que estava presente no evento e que também ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos na causa, foi o chefe do Departamento da Pessoa com Deficiência da SEJUF, Felipe Braga Côrtes. Ele ressaltou a importância da criação de Conselho Municipais para a causa. “Temos um caminho enorme pela frente. Um deles, é o incentivo aos municípios para a criação dos Conselhos Municipais de Políticas para Pessoa com Deficiência”, disse Felipe Braga Côrtes.

A 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência será composta por quatro eixos temáticos. Confira quais são eles:
– Eixo 1: Abordará as estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência;
– Eixo 2: Tratará do acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas;
– Eixo 3: Focalizará o financiamento de Políticas Públicas para pessoas com deficiência;
– Eixo 4: A temática será a Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.
A 5ª Conferência estadual está marcada para os dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2021.